• Thiago Silvestre

A importância dos eventos corporativos para a sua empresa

Atualizado: 13 de Mar de 2019

Motivação, engajamento e visibilidade. Esses são alguns dos termos que reiteram a importância dos eventos corporativos. Por meio de encontros assim, a empresa consegue reforçar a cultura organizacional. E isso vale tanto para os próprios colaboradores quanto para a relação com o público externo.


Existem diferentes formatos de eventos possíveis, cada um atendendo a um objetivo específico. A seguir, saiba mais sobre alguns deles e entenda por que sua companhia deve inclui-los no calendário de atividades.


Eventos corporativos melhoram a comunicação interna


É comum que, no dia a dia de uma organização, as equipes se preocupem apenas com as próprias tarefas. O trabalhador acaba interagindo somente com os colegas de departamento. Quando muito, tem uma ou outra reunião com os gestores para alinhar processos.


Essa atitude traz prejuízos no longo prazo. Os funcionários perdem a motivação, pois não enxergam propósito na função que executam. Quanto maior a empresa, mais difícil é perceber os resultados do próprio trabalho. Por isso, há a necessidade de promover eventos corporativos periodicamente.


Os mais corriqueiros são as cerimônias anuais de fechamento. Nessas ocasiões, os chefes anunciam as conquistas da empresa, fazem um balanço das metas alcançadas e projetam números para o período seguinte.


Porém, nada impede que encontros do tipo sejam organizados com mais frequência. Trata-se de uma maneira de integrar o público interno, fazendo com que cada indivíduo se sinta parte de algo maior. Ainda, pode-se abrir espaço para a conversa e a troca de ideias.


Eventos corporativos são uma ótima oportunidade para exercitar habilidades sociais. Numa dinâmica de grupo, por exemplo, os participantes são instigados a pensar, em conjunto, soluções possíveis para determinados problemas. Além de ser uma forma lúdica de aproximar os colegas, todos conseguem desenvolver a criatividade e a proatividade.


Ainda, há os eventos de caráter mais técnico, para atualizar conhecimentos e reforçar a qualidade da equipe. Os workshops são treinamentos voltados a áreas específicas, como abordagens de vendas ou boas práticas de mercado. Já os seminários são uma série de palestras nas quais especialistas discutem um assunto pertinente ao público. Ambos agregam valor, tornando o pessoal mais engajado na carreira.



A importância de eventos corporativos para o Marketing


Já quando se pensa em fornecedores, alianças comerciais e clientes, a importância dos eventos corporativos está na visibilidade da marca. Um exemplo clássico são as feiras de negócios, nas quais os expositores apresentam seus diferenciais e tentam fechar contratos. Esse é o momento ideal para o lançamento de novos produtos ou serviços, por exemplo. Também é em situações assim que ocorre o famoso networking, abrindo caminho para parcerias futuras.


Outra maneira de fazer contato com representantes de um setor é por meio de fóruns. Nesse caso, costuma-se reunir membros de entidades de classe, como conselhos e sindicatos, para que se discuta um tema em pauta. Embora haja especialistas conduzindo o debate, a interação da plateia é fundamental – seja ao longo dos painéis, seja nas rodas de conversa durante o intervalo para o café.


É por meio do diálogo que os participantes passam a conhecer as demandas específicas de seu segmento, podendo propor melhorias e mudanças efetivas. Desse modo, o grupo se fortalece, ganhando mais notoriedade e importância no mercado.


Entendeu por que os eventos corporativos podem fazer a diferença nos negócios? Se você gostou do post de hoje, não deixe de acompanhar as novidades do nosso blog. Obrigado pela companhia e até a próxima!


Direitos reservados à Casa Colonial

51 visualizações

Rua Sargento Ovídio, 944A, Barro Vermelho, Natal - RN Brasil

Tel: 84 3222-9773

WhatsApp: 84 99134-4714

contato@haydeecerimonial.com

© 2020  direitos reservados

Haydée Cerimonial e Eventos 

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Pinterest Icon
  • White Twitter Icon
  • YouTube - Círculo Branco